Tema: Megaeventos e Violações de Direitos Humanos
Um megaevento é uma situação paralisante no ponto de vista político, especialmente a Copa do Mundo, porque, se tratando de futebol, mobiliza-se um elemento cultural fortíssimo na cultura brasileira, o futebol. E em seu nome vale tudo.
As decisões sobre o investimento das obras ocorrem nos gabinetes de prefeitos e governadores juntamente com a rede empresarial envolvida na viabilização desses empreendimentos. Essas operações não passam pelo Ministério das Cidades. A democracia desapareceu nesse contexto, como sempre ocorre nos processos de grandes decisões que afetam diretamente a sociedade.
A Lei Geral da Copa que entra em vigor no próximo dia 01/12/2012, no dia do sorteio das chaves para a Copa das Confederações que irá ocorrer na metade do ano que vem, constitui o documento central de um conjunto de leis de exceção que vem sendo editadas nos três níveis federativos do país, de forma a garantir que a Copa do Mundo maximize o lucro da FIFA, de seus patrocinadores e de um conjunto de corporações nacionais, ampliando o canal de repasse de verbas públicas a particulares e fortalecendo um modelo de cidade excludente, que reproduz a lógica da especulação imobiliária e do cerceamento ao espaço público.
E é com a temática de Megaevento e Violação de Direitos Humanos que o CINE OCUPA traz uma série de compilações com vídeos relatos, entrevistas, documentários falando do lado obscuro destes megaeventos, do desrespeito sistemático à legislação e aos direitos ambientais, aos direitos humanos, e como a Lei Geral da Copa irá afetar direta e indiretamente o nosso cotidiano.
“Grandes Obras e seus impactos urbanos-social”
Sinopse: Uma série de compilações com vídeos relatos, entrevistas, documentários de toda a parte do Brasil falando do lado obscuro destes megaeventos, do desrespeito sistemático à legislação, aos direitos humanos e aos direitos ambientais. E como a Lei Geral da Copa irá afetar direta e indiretamente no nosso cotidiano.