Novo Ciclo Temático: Guerra às Drogas

405640_452627981494288_1861607248_n

 

O CINE OCUPA é aberto, não precisa de ingresso. É só chegar!

O Cine Ocupa convida a todxs para o ciclo temático “GUERRA ÀS DROGAS”, como uma atividade de formação, debate e divulgação da Marcha da Maconha de São Paulo, que acontecerá dia 08/06/2013. Na sessão do dia 05/06 contaremos, ainda, com a presença de um dos integrantes da Marcha da Maconha.
A Marcha da Maconha é um movimento, nacional e internacional, que defende a legalização da Cannabis.
A marcha de São Paulo, além de promover manifestações públicas pela legalização dessa planta, como fazem as marchas de outras cidades, também promove atividades para debater o fim da política proibicionista de guerra às drogas no Brasil.
Conheça a Marcha da Maconha de São Paulo:

Página oficial no Facebook: https://www.facebook.com/MarchaDaMaconhaSaoPaulo
Evento: https://www.facebook.com/events/121921841332310/
http://marchadamaconha.org/

“GUERRA ÀS DROGAS”
Ciclo temático com três sessões:

22/05 – Grass – A verdadeira história da maconha
29/05 – Notícias de uma guerra particular e Dr. Marcelo – Diário do Inferno
05/06 – Cortina de Fumaça – Nesse dia teremos a presença de um integrante da Marcha da Maconha de São Paulo para o debate

Sempre às 20hrs, na sede do Grupo tortura Nunca Mais – SP, na rua Frei Caneca, 986. Próximo ao metrô Consolação.
************************************************
“As drogas são ruins, mas a guerra contra as drogas é muito pior. Muito mais gente morre por causa dessa sanguinária guerra do que com o consumo de drogas em si.”
“A proibição não é só uma política falida. Ela é muito pior, porque causa muito mais danos do que o uso de drogas.”

– Maria Lucia Karam, juíza aposentada e presidente da Leap (Law Enforcement Against
Prohibition)

O uso de drogas sempre fez parte das culturas humanas desde tempos imemoriais. No entanto, na história recente, as drogas foram divididas em lícitas (legais) e ilícitas (ilegais).

Durante as primeiras décadas do século XX, nos Estados Unidos, surge as primeiras políticas modernas de proibição às drogas. Essas políticas tornavam ilegais a produção, comércio e consumo dessas substâncias. Foi o que aconteceu nesse país com as bebidas alcoólicas, a partir de 1920 até 1933.

O mundo todo, influenciado pela Convenção Única sobre Entorpecentes da ONU (Organização das Nações Unidas) de 1961, e do governo dos Estados Unidos em 1971, declarou “Guerra às Drogas”. Uma guerra perdida. Atividades de produção, comércio e consumo de substâncias ilícitas passaram a ser ainda mais reprimidas com o uso de forças policiais. Essas atividades jamais foram controladas, na verdade, se tornaram maiores e mais fora de controle.
Mas antes dessa guerra mundial ter sido declarada. A partir de 1937, a maconha foi proibida nos Estados Unidos e teve início o combate ao tráfico de drogas nos moldes atuais.

O documentário “Grass – A verdadeira história da maconha”, produzido com imensa pesquisa histórica, conta com imagens surpreendentes da proibição da droga ilícita mais usada no mundo.

O combate ao tráfico é um ciclo vicioso – a repressão policial aumenta o preço da droga, que valoriza o tráfico, que estimula o consumo, que aumenta ainda mais a repressão.
No Brasil, o conflito, que poderia ser considerado uma guerra civil, entre policiais e traficantes mata milhares de pessoas todos anos. A maioria delas tem um perfil parecido; são pobres, negras e moradoras das periferias. A realidade da violência desse conflito é apresentada no “Notícias de uma guerra particular”.
Orçamentos bilionários jogados fora, violência, explosão das populações carcerárias, enquanto o consumo de substâncias ilícitas não para de crescer. Os danos são inúmeros. A política proibicionista de guerra às drogas fracassou. Por isso, se faz necessário o debate por políticas alternativas que ponha fim a essa guerra.

A dependência ou o uso problemático de dessas substâncias dever debatido considerando toda sua complexidade!
Não é o que acontece quando o assunto são os usuários de crack. Essas pessoas estão sendo extremamente violentadas, submetidas a atrocidades cometidas por policiais civis, militares e guardas metropolitanos. Tratados com descaso, preconceito e desumanidade, inclusive, por profissionais de saúde.
O documentário “Dr. Marcelo – Diário do Inferno”, relata a tragédia humana, social e sanitária vivida por esses usuários na região da cidade de São Paulo conhecida como Cracolândia.
Para compreender a complexidade do que faz substâncias como o crack serem usadas, é preciso entender a relação entre os seres humanos e as drogas. É preciso compreender, o que o conhecimento científico está revelando sobre elas. É preciso também, por exemplo, discutir a legalização da Cannabis (Maconha), como tornar legal o uso industrial, medicinal e recreativo dessa planta. Assim como é necessário analisar os fatos sobre o surgimento do projeto proibicionista de guerra às drogas e apontar quais são suas consequências. Por isso, este ciclo temático será concluido com a exibição do documentário “Cortina de Fumaça”.

Grass – A verdadeira história da maconha
Canadá – 1999 – 80min – Direção: Ron Mann
Sinopse: O Governo dos EUA com o intuito de embasar sua repressão à maconha, encomendou estudos científicos que, por sua vez, acabaram sendo totalmente contrários à proibição. Nem precisamos dizer que, sorrateiramente, o próprio governo ignorou esses estudos.
Veja, nesse documentário, a evolução da legislação norte-americana no assunto durante um século, juntamente com os progressivos gastos do dinheiro público na sua repressão, e toda uma população de milhões de pessoas nos EUA que foram presas graças à essa desinformação.

OBS: Pedimos a todxs que não façam uso de substâncias ílicitas no local.

 

Comments are closed.