29/08 “Existe Política Além do Voto?” e “Espetáculo Democrático”

  • Tema: Política Além do Voto/Democracia direta

Estamos em época de campanha eleitoral, e como sempre, nossos velhos partidárixs só querem uma coisa, o seu Voto! E você já deve ter percebido que votar não resolve os verdadeiros problemas da população! Vem governo, vai governo e a situação permanece igual. Nas eleições, os políticos prometem soluções para todos os problemas e pedem nossos votos, mas quando são eleitos esquecem daqueles que o elegeram.

 

Isso tudo não é novidade para maioria de nós. Enxergar que as coisas não vão bem já é um começo, mas não basta. Devemos ir além! Temos que tomar de volta nossas vidas em nossas próprias mãos!

 

E é por isso que em meio a esse teatro eleitoral, diante dessa “Democracia” representativa baseada no poder econômico através do neoliberalismo, onde somente os grandes empresários se beneficiam que o CINE OCUPA assume a temática: “Política Além do Voto / Democracia Direta”, trazendo cinco filmes sobre a farsa e o jogo político/financeiro das campanhas eleitorais, a falácia da democracia atual, seguidos de debates em busca de compreender e se apoderar de diferentes formas de lutas, trazendo outras vivências como as do Zapatista do México, que não buscam apenas mudanças locais ou regionais para si mesmo, mas exigem também uma transformação da vida nacional através da Democracia Direta e autonomia.

 

Não Votar, Não Basta! Organize-se!

 

 

“Existe Política Além do Voto?”

00:11:50 – Documentário – Corte Seco Produções

O período de alienação e propaganda eleitoral para a escolha de prefeitos e vereadores em todo o Brasil já começou. Programas, slogans e discursos já estão sendo bombardeados em todo o País oferecendo o “paraíso”. Vote X e terá transporte gratuito. Vote Y e terá saúde. Vote W e os impostos diminuirão. Etc. Etc. Etc. O/as anarquistas recusam-se a fornecer tais cantinelas, a cair no mero jogo de palavras, do charlatanismo político. Além de uma desonestidade, ele/as acreditam que ninguém tem a solução na manga para resolver todos os problemas da sociedade. No documentário Existe Política Além do Voto?, os autores nos chamam à reflexão crítica sobre o estrume eleitoral.

“O Espetáculo Democrático”

A partir do registro da posse do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vídeo procura refletir a respeito dos últimos 15 anos de nossa história política. O “Brasil democrático” é discutido através de imagens de campanhas eleitorais, entrevistas com parte da velha e da nova burocracia estatal, marqueteiros e com brasileiros pertencentes a diferentes movimentos sociais. Qual é o desafio da sociedade brasileira frente ao primeiro governo supostamente de esquerda, popular e até socialista?

Comments are closed.