Filme O Plano IIRSA

 

A Iniciativa de Integração da Infra-estrutura Regional Sul-americana, mais conhecida como IIRSA, é um processo multisetorial que pretende desenvolver e integrar as áreas de transporte, energia e telecomunicações da América do Sul, em dez anos.
A IIRSA se define oficialmente como um “mecanismo institucional para coordenar ações intergovernamentais dos doze países sul americanos, com o objetivo de construir uma agenda comum para impulsionar projetos de integração de infraestrutura de transportes, energia e comunicação.” Essa iniciativa nasceu em 2000 a partir de uma reunião sediada em território brasileiro e a conclusão de sua segunda etapa de obras está prevista para o ano de 2022.

A IIRSA é composta por 524 projetos que vão contar com a ajudinha de U$ 44 bilhões vindos de cofres públicos e mais U$ 35 bilhões de iniciativas público-privadas. Entre esses projetos estão previstas a construção de grandes rodovias, hidrelétricas e usinas.
Alguns dos projetos aproveitando-se de recursos naturais de países fragilizados economicamente para benefício de empresários, como é o caso de duas usinas elétricas que serão construídas na Bolívia e no Peru.
Podemos citar ainda casos mais próximos com o da Usina de Belo Monte, que está sendo construída no Rio Xingu, no estado do Pará e o projeto do Complexo Hidrelétrico do Rio Madeira, que é composto por duas usinas de grande porte Jirau e Santo Antônio em Rondônia.
Massacrando em nome do capital a cultura destas populações, além da fauna e flora locais.

Comments are closed.