03/10 “Além das Eleições – Redefinindo Democracia nas Américas”

  • Tema: Política Além do Voto/Democracia direta

Além das Eleições: Redefinindo Democracia nas Américas é um documentário lançado em Outubro de 2008, que percorre vários países, desde o Norte ao Sul das Américas, mostrando modelos de Organizações Democráticas de Base, que criam alternativas sustentáveis e autônomas, além dos muros limitados do sistema político no qual estão inseridos. As imagens captadas ilustram suas lutas e a forma democrática na
qual estão organizados, a partir das necessidades sentidas e discutidas por toda a comunidade. O documentário busca unir estas experiências por todas as Américas para responder uma das perguntas mais importantes do nosso tempo: O que é Democracia?

Como sempre ocorre no CINE OCUPA, após a exibição do filme caminharemos para o debate buscando aprofundar no tema: O que é Democracia?
Estamos em época de campanha eleitoral, e como sempre, nossos velhos partidárixs só querem uma coisa, o seu Voto!
Entender que democracia não se resume apenas ao velho sistema representativo é um passo, mas não basta!
Sabemos que essa democracia representativa é uma falácia e que não nos representa, por isso temos que buscar outras formas de se organizar, outras formas de democracia real. Colocar na roda experiências de democracia participartiva de movimentos e comunidades pelo mundo que deram certo, grupos e individuos que estão sempre pensando em um processo participativo e horizontal, sem nenhum tipo de hieranquia e poder institucionalizado, pode ser um passo para podemos compreender cada vez mais o que é democracia!

NÃO PERCAM!

“Além das Eleições – Redefinindo Democracia nas Américas”

02:04:00 – Documentário – Silvia Leindecker e Michael Fox – 2008

Desde os Conselhos Comunais de Venezuela ao Orçamento Participativo no Brasil. Das Assembleias Constituintes aos movimentos de base, fábricas recuperadas e cooperativas por todo o hemisfério. Este documentário é uma viagem, que nos leva por todas as Américas, para buscar responder uma das perguntas mais importantes do nosso tempo: O que é Democracia?

Comments are closed.