19/12 – Surplus – Aterrorizados pelo Consumo

Temática: Sociedade do Consumo

Surplus – Aterrorizados pelo consumo

Suécia, 2003, 52 min. – Direção: Erik Gandini

Sinopse:
Você sabia que apenas 20% da população mundial consome 80% dos recursos do planeta? Surplus é bastante diferente dos documentários tradicionais, é quase um videoclip. Trata do consumismo e da globalização e também dos movimentos sociais europeus que aconteceram nas reuniões do G8 e o conflito com as forças policiais.

Surplus examina os argumentos em prol do capitalismo e tecnologia, tais como uma maior
eficiência, mais tempo e menos trabalho, e argumenta que estas “promessas” não estão sendo cumpridas, e nunca serão. Através de uma entrevista com John Zerzan o filme apresenta ideias anarco primitivistas e defende “uma vida simples e satisfatória”.

Esse é um filme irônico, por isso utiliza discursos de capitalistas como George W. Bush, Bill Gatese do ex-líder cubano Fidel Castro.

O filósofo John Zerzan, diz no documentário:
“Isso não é uma violência sem sentido(Danos à propriedade privada). Sem sentido é ficar
sentado usando drogas, assistindo MTV… E então você arranja um trabalho, e se submete.
Para mim isso é violência.”

************************
Todos os anos em época de natal há um aumento desenfreado do consumo de produtos e/ou serviços. As pessoas são influenciadas, pelo bombardeamento em massa de propagandas das empresas que comercializam tais produtos e/ou serviços, à comprar sem necessidade para dar presentes, principalmente para as crianças que são as mais vulneráveis a toda essa propaganda.

Essa é uma época muito oportuna para refletir o quanto a sociedade em que estamos inseridos é consumista. Um momento oportuno para questionar: Como é que o privilégio de comprar bens não leva automaticamente à felicidade? Seria também o consumismo expressão de um vazio, falta de sentido e liberdade na sociedade? E que isso diretamente e indiretamente gera muitos problemas como destruição ambiental, incentivo ao desperdício, grandes quantidades de produção de lixo e etc. Por isso, O CineOcupa propõe um ciclo temático sobre consumismo.

Para ajudar a refletir sobre esse tema e até mesmo mudar nossas atitudes, serão exibidos dois filmes em duas sessões seguidas de debate.

Comments are closed.