24/10 – “A Carne é Fraca”

Tema: Libertação Animal, Humana e da Terra

A temática do próximo CINE constitui uma tentativa de pensar atenta e coerentemente a questão de como devemos tratar a Libertação Animal, Humana e da Terra.

Abordar o tema de libertação exige o alargamento dos nossos horizontes. As práticas que anteriormente eram consideradas naturais e inevitáveis passam a ser vistas como resultado de um preconceito injustificável. Quem pode afirmar com alguma confiança que nenhuma das suas atitudes e práticas pode ser posta legitimamente em causa? Se desejamos evitar ser contados entre os opressores, devemos estar dispostos a repensar as nossas atitudes face aos outros grupos, incluindo as mais básicas. Devemos considerar as nossas atitudes do ponto de vista daqueles que sofrem devido a elas e devido às práticas que lhes estão associadas. Se conseguirmos proceder a esta invulgar mudança de perspectiva mental, talvez consigamos descobrir um padrão nas nossas atitudes e práticas cujo objetivo é o favorecimento constante do mesmo grupo geralmente o grupo ao qual nós mesmos pertencemos à custa de outro grupo.
O intuito desse ciclo temático é tentar chegar às pessoas que se preocupam com o fim da opressão e da exploração, onde quer que estas se encontrem, e pretendem que o princípio moral básico da igual consideração de interesses não se restrinja arbitrariamente à nossa própria espécie.
Discutir novos horizontes de libertação por uma mudança de perspectiva mental nas nossas atitudes e práticas relativas a um grupo muito vasto de seres: os membros das espécies que não a nossa.

“A Carne é Fraca”

00:54:00 – Documentário – Instituto Nina Rosa – 2004
Sinopse:
Alguma vez você já pensou na trajetória de um bife antes de chegar ao seu prato? Nós pesquisamos isso para você e contamos neste documentário aquilo que não é divulgado. Saiba os impactos que esse ato – de comer carne representa para a sua saúde, para os animais e para o planeta.

 

Comments are closed.