31/10 – “Behind the Mask”

Tema: Libertação Animal, Humana e da Terra

A temática do próximo CINE constitui uma tentativa de pensar atenta e coerentemente a questão de como devemos tratar a Libertação Animal, Humana e da Terra.

Abordar o tema de libertação exige o alargamento dos nossos horizontes. As práticas que anteriormente eram consideradas naturais e inevitáveis passam a ser vistas como resultado de um preconceito injustificável. Quem pode afirmar com alguma confiança que nenhuma das suas atitudes e práticas pode ser posta legitimamente em causa? Se desejamos evitar ser contados entre os opressores, devemos estar dispostos a repensar as nossas atitudes face aos outros grupos, incluindo as mais básicas. Devemos considerar as nossas atitudes do ponto de vista daqueles que sofrem devido a elas e devido às práticas que lhes estão associadas. Se conseguirmos proceder a esta invulgar mudança de perspectiva mental, talvez consigamos descobrir um padrão nas nossas atitudes e práticas cujo objetivo é o favorecimento constante do mesmo grupo geralmente o grupo ao qual nós mesmos pertencemos à custa de outro grupo.

O intuito desse ciclo temático é tentar chegar às pessoas que se preocupam com o fim da opressão e da exploração, onde quer que estas se encontrem, e pretendem que o princípio moral básico da igual consideração de interesses não se restrinja arbitrariamente à nossa própria espécie.

Discutir novos horizontes de libertação por uma mudança de perspectiva mental nas nossas atitudes e práticas relativas a um grupo muito vasto de seres: os membros das espécies que não a nossa.

“Behind the Mask”

01:12:02 – Documentário – Shanon Keith – 2006

O filme é sobre ativistas dos direitos dos animais que invadem laboratórios e outras instalações que torturam animais para resgatar inocentes de uma prática antiga e cruel: a vivissecção. As ações são filmadas e fornecem imagens sobre o modo como os animais são tratados.

Behind The Mask inclui nomes conhecidos dentro do movimento dos direitos dos animais, alguns dos quais foram presos durante as ações diretas. A história de Jill Phipps, que morreu quando caiu sob um caminhão enquanto protestava é contada, com sua mãe dizendo: “Eles nos chamam de terroristas, mas a realidade é que ao longo dos anos, quatro ativistas de direitos dos animais foram mortos durante os protestos.”

Independentemente do que se pensa sobre as táticas do Animal Liberation Front, o filme é extraordinário.

Comments are closed.